Competências

Atento aos constantes desafios organizacionais e técnicos nos vários sectores de atividade, este curso destina-se a desenvolver competências práticas e conhecimentos permanentemente atualizados nos domínios da Gestão da Qualidade, do Ambiente, da Saúde e Segurança no Trabalho, da Responsabilidade Social e da Inovação. Cada vez mais, as organizações apostam num profissional capaz de trabalhar em todas essas vertentes, de estar à vontade com diferentes sistemas de gestão, capaz de os integrar no âmbito da sua atividade, incluindo o acompanhamento de auditorias internas aos diferentes sistemas.

Esta licenciatura forma Gestores da Qualidade, Ambiente e Segurança capazes de lidar com os referenciais ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, entre outros. Existe um enfoque grande na gestão da qualidade, através da utilização de diversas ferramentas da qualidade, com destaque para Produção LEAN/Seis sigma. Ao mesmo tempo, e numa lógica de desenvolvimento sustentável, são abordadas tecnologias e a diferente legislação ambiental, aplicadas à gestão de emissões gasosas, efluentes líquidos e resíduos sólidos, não deixando de abordar a qualidade ambiental dos edifícios, bem como a respetiva eficiência energética. Simultaneamente, são abordadas questões no âmbito da segurança e saúde dos trabalhadores, quer ao nível da identificação e avaliação de possíveis riscos profissionais, como também na prevenção e controlo desses mesmos riscos, entre outros conhecimentos e competências que viabilizam um futuro prosseguimento de estudos no âmbito de uma qualificação como Técnicos Superiores de Segurança e Saúde no Trabalho.

Todos estes conhecimentos e competências são úteis às organizações que pretendem desenvolver a sua atividade com qualidade, respeitando o meio ambiente, contribuindo para um desenvolvimento sustentável, com forte preocupação com a saúde e segurança dos seus trabalhadores e pessoas externas que com elas possam ter que interagir. As saídas profissionais dos estudantes deste curso incluem tanto empresas privadas como instituições do Estado, nos setores administrativos, industrial, saúde, serviços e comércio, e também no âmbito, cada vez mais importante, do setor das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

A existência de um estágio curricular no último semestre do curso, bem como o contacto com estudo de casos reais ao longo de toda a formação, pretende aproximar os estudantes do mercado de trabalho, promovendo assim a sua empregabilidade.

A conclusão da licenciatura permitirá a obtenção de um certificado profissional de “Auditor Interno em Sistemas Integrados de Gestão – Qualidade, Ambiente e Segurança”, emitido pela SGS.